Subscribe Twitter Facebook

Termos e Verbetes

Da criação à produção gráfica, tudo é feito com rigor e esmero. Peças limpas e atraentes de grande impacto visual e excelente poder de comunicação que "conversam" na língua do seu público.

São logotipos, catálogos, folders, ilustrações, projetos editoriais, enfim, o que você imaginar. Mas com a assinatura de quem sabe que sempre tem um jeito de fazer melhor.

Uma boa imagem venderá muito bem o seu produto ou serviço. Pensando nisso, fiquei imaginando muitas pessoas não sabem o que significa estes termos e verbetes utilizados na área do Designer, aos que se interessem pelo significado dos termos e verbetes segue abaixo uma lista completa detalhada com o significado de cada termo:

A
Acabamento: É o processo de finalização de um produto gráfico.

Adesivo: Papel, plástico, metal, etc. Qualquer tipo de material que possa ser impresso habilitando a possibilidade de fixação em qualquer uma das faces.

Adesivo de dupla face: Ver adesivo. (fixação em ambas as faces).

Aerógrafo: Formato semelhante de uma caneta tinteiro e funcionando à pressão. Este instrumento borrifa tinta por meio de ar comprimido.

Ângulo de retícula: Para a melhor ilusão de tom contínuo (resolução), é utilizado um determinado ângulo para evitar o efeito moiré.

Animação em 2D: Utilizando frames por segundo, a animação em 2D é desenvolvida com apenas dois eixos de trabalho. Mas um animador experiente poderá desenvolver animações em 3D (utilizando recursos 2D) através de efeitos com luz e sombra.

Animação em 3D: Através de programas que incorporam a aplicação dos três eixos X, Y e Z, um objeto tridimensional pode ser modelado e animado com os recursos CAD (Computer Aided Design).

Ante-rosto: falsa-folha de rosto localizada em grande parte dos livros que precede o título da obra.

Anúncio: Mídia impressa utilizando recursos publicitários.

Anúncio cooperado: Anúncio com custo dividido e com objetivos similares de empresas. Um exemplo são os anúncios de lojas de varejo.

Arte: Produto do trabalho do profissional ligado aos meios de expressão: design, fotografia, ilustração, etc.

Arte final: Finalização de um trabalho destinado à produção gráfica. Preocupação com formas, cores e tipografia para reprodução em série.

B
Background: Fundo de uma determinada composição. Ou último plano de uma composição.

Balcão de degustação: Stand que apresenta um novo produto através de um promotor ou demonstrador de vendas.

Bandeirolas: Cartazes pendurados tipo “varal” para decoração de ponto-de-vendas.

Banner: Propaganda desenvolvida por mídia impressa ou digital que tem como objetivo anunciar um produto ou serviço específico. Encontrada freqüentemente na Internet.

Bitmap: Extensão (bmp) utilizada por alguns programas que determinam uma imagem gráfica formados por pontos chamados pixels.

Brainstorming: Tempestade Cerebral – Técnica utilizada para a formação de idéias. Discussão em grupo que tem como objetivo determinar associações sobre um problema proposto.

Briefing: Informações sobre o produto ou objeto a ser trabalhado. Sintetizando objetivos para serem utilizados no desenvolvimento do trabalho.

Broche: Ilustração que tem como objetivo complementar informações visuais. Exemplo: Danone – “Novo Sabor”.

Button: Objeto, texto ou área que podem determinar ações dispostas na tela do computador.

C
Cartão: É definido como cartão a folha que pesar mais de 180 gramas por metro quadrado. Menos do que isso, é nomenclaturado como papel.

Cartão duplex: Cartão fabricado em duas camadas sendo que uma delas possui qualidade superior.

Cartão triplex: Semelhante ao duplex mas com três camadas proporcionando maior resistência.

Cartaz aéreo: Cartaz destinado a ser pendurado em algum ponto de venda.

Cartazete: Cartaz de formato reduzido destinado também para pontos de venda.

Cartoon: Desenho humorístico que pode ser incorporado a algum texto ou ter existência autônoma.

Centralizar: Dispõe fotos, textos e outros objetos a fim de determina-los em iguais distâncias em relação às margens.

Charge: Representação de acontecimentos cotidianos em forma de desenhos pictóricos de caráter satírico.

CMYK: Cyan, Magenta, yellow, Black. Sistema de integração de cores primárias para a aquisição de novas composições.

Composição: Ato de compor qualquer texto destinado a impressão.

Comunicação visual: O processo de utilização de técnicas para transmitir mensagens da forma mais eficaz. Utilizando conhecimentos e procedimentos de composição gráfica.

Conceito: Manifestação mental de idéias ou coisas que venham a ser ou não desenvolvidas.

Conta-fio: Instrumento para a realização de avaliações de resultados de impressão. Trata-se de uma lente que possui uma distância focal ideal que facilita a visualização de impressões.

Contracapa: Lados internos que podem ser utilizados como marcadores. Também chamada de segunda ou terceira capa.

Cor primária: Cores puras que não resultam de misturas de outras cores. (ciano, magenta e amarelo). Na policromia, acrescenta-se o preto em conjunto com as três.

Cores frias: São elas: Azul, verde, violeta e suas variações.

Cores quentes: São elas: Amarelo, vermelho, laranja e suas variações.

Cores secundárias: Cores que resultam da mistura de duas cores primárias.

Cores terciárias: Cores que resultam da mistura de duas cores secundárias.

Corpo: Altura, dimensão, tipo de fonte que geralmente é medido em pontos.

Cromo: Litografia em cores.

Cursiva: desenho tipográfico que se assemelha à escrita manual. Geralmente com as letras não conectadas.

D
Decalque: Transferência de tinta impressa de uma folha para outra através de processos químicos.

Descendentes: Letras que se estendem abaixo da linha de base: c, g, i, p, que e y.

Desenho a traço: Desenvolvimento de qualquer arte através de linhas com cores absolutas ou únicas.

Design visual: Design gráfico.

Diagrama: Esquema de um plano básico de trabalho gráfico.

Diagramação: Operações utilizadas para a disposição de títulos, textos, gráficos, em uma página de publicação.

Display: Sistema promocional que tem como objetivo aumentar ou apresentar um determinado produto para o mercado.

DPI: Dots per Inch – São pontos por polegadas quadradas que definem a maior ou menor resolução de impressão ou apresentação visual.

E
Embalagem: Recipientes que são desenvolvidos para o acondicionamento de produtos manufaturados ou industrializados.

Embalagem display: Embalagens de transporte que também são utilizadas como display no ponto-de-venda.

Embalagem econômica: Para consumos em grande quantidade, o benefício é observado através do custo do produto.

Embalagem institucional: Desenvolvida para consumidores de produtos específicos. Restaurantes, hotéis, cantinas, etc.

Embalagem promocional: Desenvolvida para apresentações promocionais: Leve 3 e pague 2 !.

Embalagem primária: Tem como objetivo conter e proteger alimentos facilitando vendas em quantidades determinadas.

Embalagem secundária: Para conter e proteger produtos durante o manuseio do transporte.

Etiqueta: Marcas, rótulos ou informações contidas em produtos, embalagens, frascos e demais mercadorias.

F
Faixa de gôndola: Peças que podem ou não conter mensagens para apresentação e separação de produtos.

Folder: Folhetos explicativos, promocionais ou de divulgação com ou sem dobras que tem como objetivo enviar informações a um determinado receptor.

Folheto: Peça impressa com uma ou mais dobras.

Fonte: Conjunto de caracteres de uma mesma família tipográfica.

Formato: Dimensões de um impresso a ser definido: A0, A1, A2, A3, A4, etc.

Fotolito: Película transparente coberta por emulsão fotosensível onde se registra, por meios fotomecânicos a imagem ou texto que se deseja imprimir.

G
Gôndola: Prateleiras ou unidade de exposição de mercadorias para análise e consumo.

Grayscale: Imagens que possuem cores preto e branco.

Gray: Cinza, cor cinzenta.

Grid: Malha para auxílio de construção de diagramas ou desenhos livres.

Grifo: Itálico.

Grotesca: Fontes sem serifa.

I
Identidade visual: Conjuntos de elementos visuais gráficos que representam uma empresa, produto, instituição ou outros meios existentes representativos. Simplificando: a Identidade Visual é a simplificação de uma idéia, um nome, um estilo, um produto ou serviço em forma de ícones, cores e tipos, assim como se você pensa em futebol (soccer para os Americanos), a primeira imagem que vêm a cabeça é a de uma bola com gômos brancos e pretos que é o desenho básico da bola. Desta forma você está inconscientemente identificando uma atividade esportiva através de um dos seus ícones, neste caso o futebol associado a sua bola e as cores presentes nela.

Ilha: Sistema de exposição de produtos facilitando a aquisição em quaisquer direções em um local ou ponto-de-venda.

Ilustrator: Programa desenvolvido pela Adobe Systems.

Imagem corporativa: Relações de ícones que forma a estrutura visual de uma empresa. Tanto a partir de seus consumidores como de seus funcionários.

Imagem vetorial: Imagem com formato determinado por equações matemáticas.

Impressão: Reproduções gráficas adquiridas através de equipamentos eletrônicos.

Interatividade: Administração de recursos multimídia para a maior interação com um determinado usuário. Proporcionando um intercâmbio conversacional.

Itálico: É determinado pelos caracteres direcionados para a direita.

J
JPEG: Joint Photographic Experts Group – Extensão que utiliza alta compactação para recursos gráficos. Comumente utilizada na Internet para o envio e apresentação de fotogravuras.

L
Layout: Prancha rígida em que os projetos finais são apresentados para o cliente.

Linguagem visual: Conjunto de elementos visuais que servem como base na área do design gráfico.

Livreto: Livro de pequeno porte utilizado freqüentemente nas atividades promocionais.

Lombada: é denominada lombada, a parte que liga a capa frontal de uma revista ou livro, a sua capa final geralmente ligadas por colas, grampos ou costuras.

M
Mala direta: Mensagem de marketing geralmente desenvolvida sobre forma de folheto.

Marca de corte: Marcações que definem as dobras ou cortes de impressos.

Margem: Marca do papel que fica sem impressão onde se define a parte não impressa e a manuscrita.

Margem de refile: Margens de auxílio no corte final de publicações.

Matéria: Redação, artigo ou qualquer manuscrito.

Matriz: Elemento utilizado em processos de impressão. Seja por clichê, fôrma ou telha dependendo dele a reprodução em série.

Mesa de luz: Mesa com tampo de vidro ou acrílico que possui uma lâmpada em sua parte interna, utilizada para um maior aprimoramento do desenho ou trabalho com materiais como: filmes, slides, etc.

Mídia: Termo utilizado para designar os meios de comunicação no seu conjunto ou em particular.Miolo – Conjunto de páginas internas de publicações.

Mock-up: Modelo em qualquer escala de produto ou embalagem.

Monocolor: Arte reproduzida em apenas uma cor.

Monocromia: Impressão em uma só cor.

Multimídia: União de informações providas de diferentes recursos de som e imagens. Utiliza mais de uma mídia para ser expressa.

Multipack: Embalagem que agrupa um número determinado de um produto com finalidades promocionais.

O
On pack: Conjunto promocional confeccionado com filme termo-encolhível (shrink-wrapping). Exemplo: Leve 3 e pague 2.

Outline: Desenho de letra em que se exibe apenas os contornos.

Overlay: Papel fino, móvel, colocado sobre a prancha de uma arte com o objetivo de protegê-la.

Overprint: Impressões que utilizam sobreposições de cores nas técnicas de impressão.P&B / PxB / P/B – Formas representativas de preto-e-branco.

P
PageMaker: Software de editoração eletrônica fabricado pela Adobe Systems.

Photoshop: Software de manipulação de imagens criado pela Adobe Systems.

Pictograma: Símbolo gráfico muito utilizado em sinalizações.

Plotter: Equipamento utilizado para impressões em formato A0.

Policromia: Processo de impressão que utiliza as quatro cores possibilitando, uma imagem mais nítida e fiel para com o original.

Ponto: É considerado a menor unidade de medida tipográfica.

Ponto de cola: Utilizado na assistência e na montagem de embalagens.

Portfólio: Conjunto de impressos de uma empresa ou profissional ligados diretamente nos meios de comunicação gráfica.

Poster: folha única de papel impressa e de formato geralmente considerável (A0).

Programa de identidade visual: É o modo de como se comportar com uma identidade visual. Determinando a sua posição no mercado e o valor agregado à marca.

Programação visual: Termo que identifica o campo de atuação do profissional de design gráfico.

Público-alvo: Grupo de consumidores a serem estudados e atingidos com publicações ou mídias de informação.

R
Refilar: Acabamento dado para determinar dimensões menores que as originais adquiridas. Resolução - Grau de apresentação de imagem impressa ou visualizada em tela. A melhor apresentação e o melhor grau de nitidez, estão diretamente proporcionais ao aumento da resolução.

Rótulo: Impresso que tem como objetivo fornecer informações sobre um determinado produto.

Rough: Rafe ou rascunho, é utilizado na primeira fase de estudos por um designer. Vem antes do layout e da arte final.

S
Semântica: Parte da semiótica que estuda a relação do signo com o objeto que designa.

Semiótica: É conhecida como a ciência dos signos. Está sendo aplicada nas áreas de comunicação visual e gráfica.

Serifa: Traços finos e pequenos incorporados a determinados tipos de fontes.

Signo: Na semiótica, é algo que de algum modo representa alguma coisa para alguém. Um exemplo: Uma placa com o signo - Proibido fumar – Ela possui um sentido traduzido sem a necessidade da escrita.Símbolo – Figura não verbal que possui expressão visual.

Slogan: Frase curta e de efeito que geralmente possui apelo persuasivo.

T
Tetra Pak: Embalagens semi-rígidas para o acondicionamento asséptico de alimentos.

Tipografia: Arte ou técnica de criação simbólica de sinais ortográficos.

Totem: Peça de sinalização vertical localizada no chão.

Totem aéreo: Peça de sinalização vertical localizada no teto.

Transfer: Decalque.Vincar – Produzidos por pressão, são utilizados para facilitar a dobragem dos papéis.

W
Web design: Área do design especializada nas atividades de planejamento e confecção de homepage pages na Internet.

Fonte Bibliografica: Glossário ABNT - ABC do design

0 comentários:

Postar um comentário